GERAL
Prefeitos da região se reúnem com associações comerciais e empresários na ACIC em Carazinho
Fotos Mara Steffens/O Correspondente
A reunião almoço Ideias na Mesa, na Associação Comercial e Industrial de Carazinho - ACIC, realizada hoje (23) contou com a participação de vários prefeitos e presidentes de associações comerciais da região. O objetivo é dar andamento a um movimento que pretende alavancar o desenvolvimento regional a partir de demandas comuns aos municípios. O encontro foi conduzido pelo presidente da ACIC, Josué Prestes, e pelo presidente da ACISA, de Passo Fundo, Evandro Silva.
Cada prefeito ou representante dos Executivos de Carazinho, Marau, Casca, Não-Me-Toque, Tapejara, Palmeira das Missões e Passo Fundo puderam explanar sobre os investimentos necessários em dois temas centrais: infraestrutura e turismo. A ideia é que em outros oportunidades, outros segmentos possam ser abordados.
Um dos temas mais citados pelos gestores foi a necessidade de alavancar investimentos em rodovias, o que além de contribuir com a logística, escoamento da produção, impactará também no turismo. O prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, por exemplo, sugeriu que os gestores pensem além do modal rodoviário, hoje bastante desgastado pelo grande movimento nas estradas, e falta de segurança e condições precárias de trafegabilidade.
Para ele, pensam em aternativas ferroviárias pe perfeitamente possível, não somente para transporte de cargas, mas também de passageiros, diminuindo o tempo de viagem para a capital, por exemplo. Uma trajeto que hoje se faz em cerca de 4h poderia ser realizado em pouco mais de 1h, a partir do trem.
O prefeito de Sarandi, Carlos de Paula, destacou que talvez este seja o melhor momento para que a região norte se desenvolva, tendo em vista que outras regiões do estado enfrentam problemas climáticos que prejudicam o crescimento. Citou que a região pode ser estratégica para empresas se instalem sem medo de ter prejuízos com situações como as enchentes e por isso os gestores e as lideranças precisam criar alternativas para atrair estes investimentos.
.